Texto: Leia o texto de Gn.3.8-24

1.           Nos versos de Gn.3.8-10 descreva mais algumas das consequências do pecado na vida de Adão e Eva. Podemos dizer que o pecado maculou, distorceu, corrompeu a capacidade do homem pensar, sentir e agir corretamente. Como isso fica evidente neste trecho? Podemos confiar no nosso pensar, sentir e agir? Você tende a pensar que suas conclusões são corretas diante de uma determinada circunstância? Olhe para I Sm.18.6-15 e aliste os resultados das conclusões enganosas a que podemos chegar quando avaliamos uma determinada circunstância.

2.           As perguntas feitas por Deus a Adão em Gn.3.11 são muito especiais, pois todas elas buscam descobrir o que se passava na mente dele. Quando você olhar para a sua vida faça perguntas para você mesmo que lhe auxiliem a ver onde está o erro, tais como: (a) O Senhor aprovaria o que estou pensando, planejando ou fazendo? (b) É um bom testemunho? (c) Tem aparência de mal? (d) Edificaria outros? (e) É um exemplo a ser imitado? (f) Me escraviza? (g) Os meus motivos estão corretos? (Leia Sl.139.23,24)

3.           Qual a primeira estratégia usada por Adão e Eva quando confrontados por Deus? Descreva como a estratégia deles fica evidente. Qual tende ser a sua resposta quando confrontado com o seu erro? Descreva quais são as suas reações habituais. Avalie se elas estão alinhadas com as Escrituras. Se não estão que passos planeja dar para alinhar-se aos padrões de Deus no que se refere a maneira como você responde quando confrontado.