Texto: Leia o texto de Gn.13.1-13

1.           Abrão deixou a terra de seu pai como o Senhor o havia dito. Levou consigo, porém, a Ló seu sobrinho (Gn.12.4,5). A ordem de Deus a Abrão era que saísse somente ele e sua casa da terra de seu pai e não levasse ninguém como ele, nenhum parente. Quando ambos estavam abastados houve contenda entre eles e entre seus trabalhadores (Gn.13.8). A desavença poderia ter sido evitada se Abrão tivesse obedecido plenamente ao Senhor e não levado seu sobrinho com ele. Agora ele está diante de uma situação onde deve agir de modo a pacificar o conflito e solucionar o problema. Sabiamente é o que ele faz. Pense em você, quando está diante de uma situação de conflito/desavença. Para ser mais preciso, pense nas duas últimas situações de conflito. Você foi ativo para solucionar a questão? Descreva como você fez isso (pense nas palavras que usou, se o momento era adequado para conversar sobre o assunto, seu modo de abordar a situação problema, etc.).

2.           Olhe para Tiago 4.1-4 e relate de onde procedem as guerras e contendas. Você é alguém que busca os seus próprios direitos em situações de tensão? Aliste as últimas cinco situações de tensão ou potencial tensão onde você abriu mão de um direito/suposto direito visando manter a paz.

3.           Sugiro que você leia os capítulos de 4, 5, 6 e 7, do livro Os Conflitos no Lar e as Escolhas do Pacificador, do autor Ken Sande e Tom Raabe, da Editora NUTRA Publicações, 2011, para uma discussão bastante útil sobre passos para buscar a paz

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *