Quinta-feira

Texto: Leia o texto de Gn.3.1-7

1.           No Jardim havia ambiente ideal, clima perfeito, comunhão plena com Deus e ausência do pecado. Até este momento da história bíblica apenas três personagens se relacionavam e conviviam harmoniosamente. Você consegue identificá-los antes de estudarmos os versos de Gn.3?

2.           No texto de Gn.3.1-7 um novo personagem é introduzido. Este personagem se utiliza de uma artimanha para conseguir o seu objetivo. Qual é este personagem? Qual a estratégia que ele utiliza para alcançar o objetivo dele (leia Gn.2.16,17)? Qual era o objetivo dele?

3.           O que este novo personagem fez foi estabelecer uma conversa e oferecer para a mulher uma alternativa ao plano de Deus, argumentando a favor de seus interesses. Este personagem foi um antiexemplo de conselheiro. Conselheiros devem conduzir a Deus! Quem são seus amigos e conselheiros? Eles são pessoas que tem te levado a pensar sobre a pessoa e o caráter de Deus? Aliste indivíduos que possam levá-lo para mais perto de Deus. Pense em maneiras de aproximar-se deles. Você identifica amizades cuja influência favorece o seu distanciamento de Deus? O que você planeja fazer com estas amizades?

4.           No texto de Gn.3.6 há um processo de queda bastante bem detalhado. Descreva o processo. Observe como a mulher descreve a árvore e o fruto. Agora veja como este processo se aplica a diversas áreas de sua vida (vitrines, propagandas, pessoas, coisas, imagens, filmes, etc.)

5.           O que a mulher fez diante da proposta do antiexemplo de conselheiro? Qual foi a consequência desta escolha para a homem e para mulher em Gn.3.7? (Leia Gn.2.25). Já ouve ou há uma situação onde, claramente, você é capaz de identificar as consequências de uma escolha pecaminosa na sua vida? Descreva. Olhando para a situação que você acabou de descrever, o que significaria uma escolha correta e quais as consequências?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *