Se você mora ou conhece alguém que mora em um grande centro urbano, como São Paulo, já notou que uma das expressões mais usadas é: “A vida está corrida”. Sem dúvida alguma está! O que, porém, queremos dizer com esta expressão?

Minha impressão inicial é que não conseguimos fazer tudo o que temos que fazer num tempo hábil, sem ter que sacrificar algo. Essa conclusão nos leva a pensar em como podemos usar o nosso tempo para sermos melhores mordomos daquilo que Deus nos deu. Não podemos mudar o tempo, ele é fixo e estamos “presos” a ele.

Olhemos para alguns princípios bíblicos que podemos usar para considerar o uso do tempo de modo piedoso e prático.

Texto: Leia o texto de Ef. 5.1-16

A realidade da falta de tempo deveria nos conduzir a pensar em como podemos utilizar melhor o nosso tempo.

Paulo utiliza uma construção muito importante em Ef.5.16 que é: “remindo o tempo”. Este texto é fundamental para compreendermos como devemos usar o nosso tempo. O capítulo 5 de Efésios se inicia com uma ordem: “sede, pois, imitadores de Deus” (Ef.5.1). Esse deve ser o propósito da vida de qualquer cristão.

Em seguida Paulo descreve como o cristão deveria se afastar de algumas das práticas mundanas que nos cercam (Ef.5.3-14) e nesse contexto desafia a cada cristão a verificar se o seu caminhar é prudente (Ef.5.15). Mas, o que seria um caminhar prudente?

O primeiro aspecto do caminhar prudente é viver como um sábio e o segundo aspecto é remir o tempo, porque os dias são maus (Ef.5.16).

Nesse sentido, ser prudente em nosso viver passa por uma constante avaliação do nosso caminhar em sabedoria e um contínuo refletir se temos feito o melhor uso do nosso tempo.

Mas o que seria remir o tempo neste contexto? Olhando para o contexto, remir o tempo é buscar em cada oportunidade que surge um modo de ser um melhor imitador de Deus. Eu não preciso esperar “um momento específico”, uma “situação oportuna” para imitar a Deus. Todo momento é o momento certo! Ao usar todo momento para buscar a semelhança com Cristo, estou remindo o meu tempo.

Desafios Práticos

Pense em como você tem remido o tempo em sua vida.

Como remir o tempo quando estou na empresa, em casa, no trânsito, entre amigos, em momentos de lazer? Liste maneiras de remir o tempo nestas circunstâncias.

Quais são os momentos mais difíceis para você ser um imitador de Deus (remir o tempo)?

Faça uma lista destes momentos e em seguida escreva o que você fará para “remir o tempo”.